quarta-feira, 19 de março de 2008

Vazamento de notícia pode prejudicar vinda de De Frederico


Segundo uma fonte ligada à diretoria alvinegra, o vazamento do interesse do Botafogo na contratação do jovem De Frederico pode melar a negociação. O atacante, que tem apenas 19 anos e integra a seleção sub-20 da Argentina, já foi sondado por outros clubes e a notícia do interesse alvinegro apenas aumentou seu valor de mercado.

Ainda segundo esta mesma fonte, dificilmente algum reforço chegará até o dia 25 de março (terça-feira), quando terminam as inscrições para jogadores estrangeiros para competições nacionais. De Frederico, tal qual Tomás Costa, é um jogador jovem e valorizado, por isso a diretoria terá que se desdobrar para trazê-lo.

Fogão corre atrás de argentino Tomás Costa!

A nova aposta do Botafogo para a temporada 2008 já tem nome e sobrenome: trata-se de Tomás Costa (foto), jovem apoiador argentino de 23 anos, atualmente titular do Rosario Central. Segundo uma fonte ligada à diretoria alvinegra, o clube ainda corre atrás de reforços estrangeiros, mas o prazo imposto pela CBF para inscrições em competições nacionais, dia 25 de março, pode dificultar as negociações. Mesmo assim, os dirigentes continuam empenhados.


Como o campeonato argentino só aceitará novas transferências na próxima temporada local, dificilmente os clubes abrirão mão de seus jogadores. Por isso, é bem provável que o Glorioso só receba novos “hermanos” em agosto, quando a janela de contratações internacionais será reaberta no Brasil e a primeira divisão da Argentina terá terminado.

No entanto, se realmente quiser contar com Tomás Costa em seu time, o Alvinegro terá que conseguir muito dinheiro de seus investidores. No início do ano, o Porto, de Portugal, ofereceu uma quantia de quatro milhões de dólares pelo jogador, mas o Rosario Central rejeitou a oferta, argumentando que a comissão técnica não estava disposta a perder um membro-chave da equipe no meio da competição. Tido como revelação no clube, Costa é visado pro clubes do mundo inteiro e o Botafogo terá um verdadeiro desafio pela frente para contratá-lo.

terça-feira, 18 de março de 2008

Leandro Guerreiro bem próximo de voltar!


A torcida do Botafogo pode começar a comemorar: Leandro Guerreiro está bem próximo de retornar aos gramados. Ontem, o jogador fez seu primeiro treinamento ao lado de seus companheiros, em General Severiano e, segundo fontes ligadas ao departamento médico, pode estar apto a jogar até o fim do Campeonato Carioca. Totalmente curado da operação no púbis, o volante precisa apenas pegar ritmo de jogo para entrar em campo, o que deve acontecer entre duas e três semanas.

Guerreiro é vítima de seu próprio esforço. Na reta final do Campeonato Brasileiro, ele deu o sangue para não desfalcar o Botafogo. Sem subsituto, ele jogou com dores no púbis até o fim da competição e agora está sofrendo as conseqüências de seus atos. Na ocasião, o próprio Cuca ressaltava que Leandro jogava porque queria, e não porque estava sendo obrigado.

Cirurgia

No começo do ano, uma cirurgia para acelerar sua recuperação foi praticamente descartada. No entanto, como a lesão mostrou-se bem pior do que o imaginado, o departamento médico do clube optou por operá-lo. Assim, seu retorno ao futebol, previsto para apenas 45 dias no começo de abril, se prolongou por um período muito maior.

Mesmo capaz de entrar em campo, é improvável que Leandro Guerreiro seja escalado para as últimas partidas do Carioca. Como está há muito tempo afastado do futebol, Cuca deve optar por Diguinho e Túlio até que ele alcance seu ritmo de jogo ideal. Além disso, o volante deve estar apto a atuar apenas quando o Botafogo estiver nas semifinais da Taça Rio, adiando um pouco seu retorno.

Ídolo

Leandro Guerreiro chegou ao Botafogo em janeiro de 2007 após se destacar na Série C do Brasileirão, quando pertencia ao Criciúma. Em pouco tempo, ele conseguiu a confiança do torcedor alvinegro e conquistou o status de ídolo do clube. Nas últimas semanas, o anúncio da possibilidade de trocá-lo com o Vasco por Leandro Amaral resultou em vários protestos da torcida.

E, se os botafoguenses realmente quiserem vê-lo em campo novamente, precisarão torcer muito. Diguinho e Túlio têm conseguido uma regularidade muito boa em 2008 e Guerreiro terá que provar a Cuca que tem condições de voltar como titular do Alvinegro em 2008.

sexta-feira, 7 de março de 2008

Escalada não fica no Botafogo

A negociação com um clube russo de primeira divisão pode ter falhado, mas os botafoguenses podem anotar uma coisa: Escalada não ficará no Botafogo. Segundo o colaborador da diretoria, Ricardo Rotenberg, o Alvinegro recusou a proposta do clube europeu pois tem melhores de outras equipes.

"Além desse time russo, há clubes da Ásia e da Europa muito interessados em levar o Escalada. Aqui no Botafogo suas chances de ficar são mínimas", explicou o dirigente.

Missão Argentina!


A diretoria do Botafogo está fazendo os últimos preparativos para fazer uma viagem que pode decidir o destino do clube no Brasileirão. No próximo final de semana, Carlos Augusto Montenegro e Ricardo Rotenberg estarão na Argentina para sondar de perto alguns craques pretendidos.

No entanto, um pequeno problema dará tons de angústia a estas negociações. Neste ano, a CBF irá limitar as inscrições de jogadores vindos do exterior para as competições nacionais até o dia 25 de março, transformando a busca por reforços em uma verdadeira corrida contra o tempo.

Além disso, o dirigente já afirmou em outras ocasiões, que só chegarão jogadores que forem observados pessoalmente, para que nenhuma surpresa seja vista na chegada ao aeroporto.

Com o adiantamento das inscrições, os dirigentes terão ainda menos oportunidades para observar os argentinos em ação. Segundo Rotenberg, o objetivo da viagem será reforçar o time sem cometer erros, como foi a contratação de Escalada.

“Não quero mais cometer os mesmos erros do passado”, afirmou o dirigente.

“De agora em diante, trarei para cá apenas jogadores que vi em ação, o que não foi o caso do Escalada. Da última vez analisei partidas, trouxe da Argentina um verdadeiro achado, que é o Ferrero”, explicou. Ex-Tigre, equipe da primeira divisão argentina, Ferrero ainda não tinha sido sondado por qualquer clube estrangeiro até o Botafogo tentar trazê%lo.

Risco calculado

Rotenberg também falou dos riscos de fazer uma contratação, revelando acreditar que o clube ainda está no lucro.

“Algumas das nossas apostas podem não estar dando certo. Enquanto Escalada e Róbston foram muito mal, mas Zé Carlos, Castillo, Ferrero e Wellington Paulista estão arrebentando. Contratar alguém é sempre um risco, mas acho que até agora o nosso saldo é positivo”, ressaltou o dirigente.

Vasco quer Jorge Henrique por Leandro Amaral

Nas últimas semanas, a diretoria do Botafogo tem mostrado que não irá medir esforços para ter Leandro Amaral em seu elenco. No entanto, talvez o clube tenha que pagar um preço jamais imaginado para ver o badalado atacante vestindo a camisa alvinegra. Ao contrário do que foi especulado recentemente, o Vasco não quer Leandro Guerreiro em troca de seu jogador. A verdade é que o clube da Colina que levar Jorge Henrique para São Januário.

Segundo uma fonte ligada à diretoria do clube, apesar do grande número de atacantes que o Vasco tem em seu elenco, Jorge Henrique é uma das poucas moedas de troca capazes de fazer Leandro Amaral aportar em General Severiano. Se o Botafogo irá ou não acatar ao pedido, ninguém sabe. A verdade é que uma onda de dúvidas varre a mente de todos os torcedores.

Afinal, vale a pena trocar Leandro Amaral pelo atacante do Botafogo, se perguntam os vascaínos. Do outro lado, a dúvida não é menor. Jorge Henrique, que já é ídolo entre os alvinegros, pode ser simplesmente trocado pelo artilheiro cruzmaltino?

A sorte está lançada para ambos os lados, mas a verdade é que o Botafogo é um dos poucos clubes que têm a dianteira na negociação do renegado jogador do Vasco. Ontem, uma decisão judicial o deixou praticamente impossibilitado de voltar ao Fluminense. Uma fonte ligada ao jogador garante que várias propostas do Brasil e do mundo chegaram às mãos da diretoria vascaína logo após o julgamento, mas a troca por Jorge Henrique, e não Leandro Guerreiro, ainda é vista com bons olhos.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Damián Diaz não vem

Um dos craques sondados pelo Botafogo para o Campeonato Brasileiro, o jovem apoiador argentino Damián Diaz não vestirá a camisa alvinegra. Segundo Ricardo Rotenberg, colaborador da diretoria do clube, o Rosario Central pediu um valor muito alto pela sua transferência.

"Nos pediram cerca de 3 milhões de dólares por ele. É um excelente jogador, mas é um investimento muito alto para o Botafogo, além de ser realmente arriscado fazê-lo ou convencer um investidor a aceitar este risco. Vamos buscar outras opções", explicou o dirigente.

Negociação de Escalada está praticamente concluída

Segundo uma fonte ligada à diretoria, a negociação do atacante Escalada com um clube da primeira divisão do futebol russo está praticamente concluída. Hoje, em General Severiano, um agente de transferência russo responsável pelo trâmite irá se reunir com Ricardo Rotenberg para acertar os últimos detalhes de sua ida.

Sei que alguns torcedores não gostaram da maneira como o argentino deixou o Botafogo e, para estes, digo apenas o seguinte: muita gente grande lá dentro não gostou. Luiz Miguel Escalada ainda dará muito o que falar pelos corredores de General, quem viver verá.

Confiança total no departamento jurídico?

Normalmente, um jogador que está num tribunal fica tenso com o julgamento, não consegue esperar pela sua sentença, certo? Bem, isso é verdade, mas Diguinho achou uma maneira curiosa de driblar esta ansiedade.

Ontem, no auditório da Federação, onde foi realizado o julgamento dos jogadores, o jovem volante do Botafogo foi pego no flagra jogando um minigame escondido dentro de seu boné.

Cliquem na foto para ampliar e confiram!

terça-feira, 4 de março de 2008

Uma sexta-feira especial para Édson


Esta sexta-feira será bem especial para Édson, já que nesta data ele e sua esposa Jalvanir irão se casar. O zagueiro deve viajar para Alagoas no dia da cerimônia e não terá nem tempo para aproveitar sua lua-de-mel. Logo no sábado, ele estará de volta ao Rio para treinar com seus companheiros.

"Para mim a lua-de-mel perfeita será aqui no Botafogo mesmo", brincou Édson. Aos 21 anos, ele está com Jalvanir desde os 17. No entanto, ela não veio como ele para o Rio. "Ela é muito apegada a avó dela, com a qual foi criada, por isso ficou lá desde o início do ano, quando vim para o Rio de Janeiro", explica o jogador, que já sabe para onde vai levar sua esposa quando ela passar a morar aqui.

"Ela sempre disse que o sonho dela era conhecer o Cristo Redentor. Na primeira folguinha que eu tiver vou levá-la para conhecê-lo", afirmou.

Para Édson, o casamento vai aumentar sua responsabilidade e ele terá que trabalhar dobrado, já que pretende ter filhos no futuro.

"Vai ser mais uma boca para alimentar, né? Vou ter que me dedicar ainda mais ao Botafogo para ficar tudo bem", garantiu o zagueirão.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Fogão corre atrás de Dámian Diaz

Com a saída de Escalada dada como certa em General Severiano, a diretoria alvinegra poderá finalmente investir na contratação de um velho sonho de consumo de Ricardo Rotenberg: o apoiador Damián Diaz, do clube argentino Rosario Central. O jogador, de apenas 21 anos, já foi citado pelo dirigente do Botafogo várias vezes, mas o número de estrangeiros no time impossibilitou um avanço nas negociações.

Agora que Ferrero e Castillo são os únicos gringos na equipe, Damián poderá voltar ao foco das contratações. Antes, o rumor de que a CBF autorizaria quatro estrangeiros por equipe no Brasileirão, ainda não confirmado pela instituição, servia como última esperança para a vinda do argentino.

Damián Diaz fez sua estréia noRosario Central em abril do ano passado, assim que foi promovido das categorias de base do clube. Apesar do pouco tempo no futebol, o apoiador rapidamente garantiu a camisa 10 e é titular absoluto da equipe.

Escalada

Uma reunião hoje, em General Severiano, deve decidir o futuro de Escalada. O atacante argentino, que não agradou a Cuca nos treinamentos, será negociado com um clube russo cujo nome ainda não foi revelado.

Segundo uma fonte ligada à diretoria do Botafogo, a entrada de Escalada na partida contra o América teve como objetivo exibir o jogador e buscar mais propostas por ele.

Esta mesma fonte garante que a diretoria já estuda dispensá-lo desde as últimas partidas da Taça Rio.