quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Agora é certo: Eduardo não vem

O Botafogo bem que tentou trazer Eduardo, do Náutico, para tentar suprir a carência de goleiros no elenco, mas tudo indica que o jogador não vestirá a camisa alvinegra. Segundo o colaborador da diretoria, Ricardo Rotenberg, o presidente do Náutico, Ricardo Valouis, considera seu arqueiro inegociável.

"O Eduardo não vem. O presidente do Náutico é inflexível quanto a sua negociação. Ele queria vir para cá, mas nós não queremos que ele se desgaste com a diretoria do clube e prejudique sua imagem. Iremos atrás de outro goleiro", afirma o dirigente.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Quem diria! Fluminense tentou levar Escalada!

Escalada foi motivo de piada durante a apresentação de Dodô, no início deste ano. No entanto, para a surpresa geral, o Fluminense também tentou levar o atacante para as Laranjeiras.

Segundo o jornal argentino "El Informe", que circula em Ceres, cidade natal do jogador, tanto o Cruzeiro quanto o Tricolor tentaram atravessar a negociação. Ricardo Rotenberg, membro da diretoria alvinegra, confirmou a história.

"Realmente, o próprio empresário do Escalada me informou que o Fluminense tinha entrado em contato com ele para saber a situação do jogador. Mas isso foi feito bem depois do nosso contato inicial, por isso a contratação dele já estava garantida", explicou o dirigente, que voltou ontem de viagem.

Montenegro

Sem papas na língua, o ex-vice de futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, não perdeu a oportunidade de alfinetar o Fluminense. Além de Escalada, o Tricolor também concorreu com o Glorioso nas negociações de Triguinho, Ferrero e Castillo.

"A verdade é que o Fluminense sempre está atrás do Botafogo, em todos os sentidos", afirmou o dirigente, que esteve presente no último treino antes do jogo contra o Americano, ontem, em General Severiano.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Túlio joga, mas pode ser poupado no futuro

O volante Túlio, um dos pilares da equipe de Cuca, jogará neste domingo, contra o Americano, mas pode ser poupado nos próximos jogos do Botafogo. O jogador está se tratando de uma fascite plantar no pé direito, contusão que, para ele, foi responsável pelo seu mau rendimento na partida de quarta-feira, o Friburguense.

O técnico ainda estuda a idéia de poupar Túlio assim que o Alvinegro garantir vaga nas semifinais da Taça Guanabra.

O drama de Escalada


Ao que tudo indica, a corrida contra a balança não é a única batalha que Escalada vem travando desde que chegou ao Botafogo. Segundo uma fonte ligada à comissão técnica da equipe, o argentino está encontrando sérios problemas para se adaptar ao Brasil.

"Nós percebemos isso e estamos muito preocupados", revela esta fonte, que preferiu manter sua identidade em sigilo.


"Acredito que toda polêmica envolvendo seu peso o deixou muito abalado. Foi um choque para ele", explica.Talvez por esta razão, Escalada dá claros sinais de apatia e falta de entrosamento com o resto da equipe durante os treinos.


Nos coletivos, quando marca seus gols, o atacante sequer comemora ao lado dos companheiros. Alguns apontam a língua espanhola como empecilho, mas tanto Ferrero quanto Castillo têm conseguido se relacionar bem com o resto do elenco.


Outros apontam o passado de Escalada como um de seus maiores fantasmas. Ainda muito jovem, com apenas 13 anos, o atacante trocou Ceres, sua pequena cidade natal, por Buenos Aires, para atuar pelo Boca Juniors. Sem oportunidades no clube, ele foi para ainda mais longe de sua casa, sendo transferido para o futebol equatoriano.


Sua vida profissional "cigana" associada à jovem idade pode ser apontada como uma das razões para sua dificuldade em se relacionar.

Jogadores opinam


Para Andre Luís, zagueiro recém-contratado pelo Botafogo, dificilmente Escalada mudará sua postura com o resto do time.

"Também acho que ele esteja com dificuldades para se adaptar, mas acho que isso faz parte do jeito dele. Escalada é muito fechado, "na dele". Acho que isso não vai mudar", opinou o jogador.


"Acho que a idade e a língua podem estar dificultando", arrisca Túlio Souza."Também acho que ele é muito tímido, talvez por isso esteja passando por dificuldades para se entrosar conosco", afirmou.


Quem tem passado mais tempo ao lado de Escalada é o volante Leandro Guerreiro. Se recuperando de uma lesão no púbis, ele puxou para si a responsabilidade de ajudar o argentino a procurar um apartamente no Rio de Janeiro.


Para Leandro, o atacante irá se adaptar."Ele não é "marrento", apenas tímido, mas acho que o fato dele estar num país estrangeiro pesa um pouco. Passei pela mesma situação quando joguei no futebol italiano e só fui me adaptar ao time quase um ano depois", explicou.


Adaptado ou não, Escalada segue como uma dor de cabeça para o Botafogo, que apostou todas as suas fichas no atacante argentino.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Túlio é dúvida para jogo de domingo


Claramente abaixo da sua costumeira qualidade no duelo de quarta, contra o Friburguense, Túlio pode ficar de fora da partida contra o Americano. Segundo o volante, seu baixo rendimento se deu em função de uma lesão no pé.

“Sai do jogo sentindo sentindo dores. Entrei achando que estava 100%, mas no intervalo a lesão já atrapalhou. A contusão não vai agravar muito. É uma fascite plantar (lesão na base de sustentação na sola do pé) e tenho que conviver com ela. Manquei muito no segundo tempo e errei muitas bolas que não costumo errar”, explicou Túlio. Ele ainda garantiu que, caso não melhora, pedirá para Cuca não escalá-lo nos próximos jogos.

“Se eu estiver mal vou falar para o Cuca, pois não posso atrapalhar o time neste momento. Vou começar um tratamento agora e espero que possa melhorar a dor o mais rápido possível”, concluiu.

Renato Silva e Alessandro próximos da redenção


Ao lado de tantos reforços, parecia difícil que Renato Silva e Alessandro pudessem, enfim, deslanchar no Botafogo. Após um péssimo ano de 2007, a dupla chegou a ser cotada para integrar a barca que zarpou de General Severiano mas, para a surpresa geral, permaneceu no clube. Ao contrário do que se esperava, agora os dois estão bem próximos de fazer as pazes com a torcida.

A situação mais delicada era a de Renato Silva. Após um bom começo de carreira, o zagueiro foi pego em um exame antidoping por usar maconha, em março de 2007, quando ainda atuava pelo Fluminese.

“Tive muita vergonha naquela época, especialmente dos meus pais. Passei por tratamento psicológico e cheguei a ficar internado em uma clínica para dependentes. Me isolei de tudo, pois sabia que, naquele momento, todas as críticas do mundo desabariam sobre mim”, explicou o jogador.

Um mês depois, Renato teve a chance da redenção. Após o Fluminense rescindir seu contrato, ele foi procurado por Cuca e pela diretoria do Botafogo, clube que lhe de uma segunda chance.

“Quando recebi uma proposta do Botafogo, não pensei em dinheiro, não pensava em nada. Eu não acreditava que alguém me daria uma segunda chance”, afirmou o zagueiro.

Para ele, parte de sua superação se deve a dois de seus ex-companheiros. “Na época do doping, o Carlos Alberto, que está agora no São Paulo, conversou comigo várias vezes para me ajudar, chegou até a me recomendar um livro. Também me espelho no Obina para buscar me reerguer. No Flamengo, eu dividia o quarto com ele, que viva um mau momento e agora é ídolo lá”, revelou.

Favorito de Cuca

Com a chegada de Andre Luis, o próprio Renato Silva assumiu que sua expectativa era de começar 2008 no banco. No entanto, suas recentes boas atuações lhe renderam elogios de Cuca, que lhe considerou melhor em campo no jogo contra o Friburguense. Ciente da boa imagem que o técnico tem dele, o zagueiro deixou seu objetivo claro.

“Quero dar a volta por cima e me tornar titular absoluto do Botafogo”,

Alessandro

Após viver sob a sombra de Joílson e ser o alvo predileto das vaias da torcida, Alessandro tem experimentado sensações bem diferentes nos últimos dias. Pela primeira vez em muito tempo, ele teve seu nome gritado pela torcida, fruto dos belos gols marcados, um na partida contra o Viking e outro no jogo contra o Friburguense.

“Espero continuar como titular e contar com o apoio da torcida por mais tempo. Sei que, às vezes, o torcedor é impaciente, mas quero manter a boa atuação para conquistar confiança”, afirmou o jogador.

Quanto aos gols, Alessandro é humilde.

“Meu estilo não é fazer gols, mas procuro aproveitar as oportunidades. Cuca está me dando mais liberdade para chegar na frente e isso facilitou bastante”, explicou.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Eduardo de camarote no Engenhão!


Um dia após ter seu nome dado como certo no Cruzeiro e até no Santos, Eduardo, ex-Bahia, estava em um dos camarotes do Engenhão acompanhando a partida entre Friburguense e Botafogo. Na manhã de terça, o jogador assinou contrato de cinco anos com o Villa Rio, clube que pertence à empresa de procuradores Ability, e foi emprestado ao Botafogo.

Destaque do Bahia, o jovem zagueiro falou sobre a razão de ter preferido o Alvinegro na hora de decidir seu novo destino.

“Preferi o Botafogo porque meus empresários tinham uma relação boa com o clube ”, disse o zagueiro, que assistiu ao jogo ao lado de Montenegro.

“Ainda não conversei com Cuca ou com os jogadores, mas estou muito feliz por estar no Botafogo” comentou Eduardo, que será apresentado hoje.

Como vinha atuando pelo Bahia nas últimas semanas, ele já tem condições de jogo e pode estrear ainda na Taça Guanabara.

Túlio Souza estréia em um mês!


Após muito suspense, a estréia de Túlio Souza pelo Botafogo já tem (novo) prazo: um mês. Segundo o volante, que se destacou pelo Coritiba, campeão brasileiro da Série B, o departamento médico preferiu ter cautela com sua lesão no púbis.

"Uma lesão no púbis, como todos sabemos, é muito complicada. Para acabar com ela de vez, é preciso ficar muito tempo em repouso. Aproveitei meu mês de férias, não fiz esforço e agora estou treinando sem bola, somente na academia, para estar apto para estrear. A previsão inicial é que, dentro de um mês eu volte aos gramados", explicou o jogador, que assumiu ter jogado no esforço a reta final da Segundona 2007.

"Já estou com esta contusão no púbis há algum tempo. Joguei muitos jogos da Série B contundido, por isso ela se agravou", afirma Túlio Souza, que é chamado de "Tulinho" pelos outros jogadores.

Há alguns dias, Cuca chegou a afirmar que o volante já estaria pronto para estrear no jogo de ontem, contra o Friburguese, mas sua previsão não vingou.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cuca à procura da batida perfeita


O jogo de hoje, contra o Friburguense, às19h30, no Engenhão, é apenas o segundo do Alvinegro no Carioca 2008, mas Cuca tem mostrado que está bem perto de alcançar sua batida perfeita. Após uma avalanche de contusões, jogadores atuando abaixo do esperado e a suspensão de outros, o Botafogo chega a sua quarta partida consecutiva em 2008 com o mesmo time.

“A última vez que lembro de ter escalado o mesmo time em quatro jogos e de ter uma escalação na cabeça foi no primeiro semestre de 2007 e no começo do Brasileiro do ano passado”, lembrou Cuca, que citou a importância de manter o mesmo grupo como titular.

“Fazendo isto, você passa confiança aos jogadores e dá continuidade a um trabalho. É assim que eles deixam de ser apenas jogadores e se tornam uma equipe”, afirmou o treinador. Comandando um elenco totalmente diferente do ano passado, ele tem se esforçado para trabalhar o entrosamento.

“Mesmo após uma partida, não realizo treino de dois toques ou exercícios físicos. Eu os coloco para jogar coletivos. Assim, eles entram mais rapidamente em ritmo de jogo e melhoram o entrosamento”, destacou.

Ciente que alguns de seus jogadores ainda estão se preparando para estrear, como Escalada e Andre Luis, ele confessa que seu foco está nos atuais titulares.

“Não posso contar com aqueles que ainda não estão preparados para entrar em campo. Tenho que pensar no dia, no agora. Só vou considerá-los quando puder realmente contar com eles”, explicou.

Informante de Cuca

Um dos pontos fortes do Friburguense, segundo Cuca, é a união de seu elenco. Ao contrário do Botafogo, o time de Friburgo vem mantendo o mesmo grupo há várias temporadas.

“O Friburguense tem alguns jogadores que jogam há anos juntos. Tem gente lá que jogou ao lado do Abedi, em 2004”, disse o treinador.

Justamente por isso, além da oportunidade de vestir a primeira vez o manto alvinegro, Abedi terá uma nova função que será adicionada a sua já famosa polivalência: a de informante.

“Ainda não conversei com o Abedi, mas posso garantir que falarei com ele para saber mais sobre o Friburguense”, garantiu Cuca.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Novo atacante? Só após ver Escalada!

A diretoria do Botafogo desistiu de buscar um novo matador para o Botafogo neste começo de temporada. Segundo Carlos Augusto Montenegro, ex-vice de futebol do clube, um novo atacante irá pintar em General Severiano apenas se Escalada não cumprir seu papel.

"Até o momento, desistimos de trazer um novo atacante. Queremos ver Escalada em campo primeiro", afirma o dirigente.

A diretoria alvinegra tem mantido em segredo o nome de possíveis reforços para o ataque, mas já deu algumas pistas. Sabe-se que ele é brasileiro e atua no futebol árabe ou japonês. Luciano Emílio, atacante do DC United, da liga americana de futebol, foi sondado, mas descartado posteriormente.

Abedi estréia nesta quarta!


Nesta quarta-feira, contra o Friburguense, os alvinegros terão a oportunidade de gritar o nome de um jogador que deu muitas alegrias a um de seus rivais. Abedi, ex-Vasco, já está em condição de jogo e tem tudo para estrear na segunda rodada do Carioca. Segundo fontes ligadas à comissão técnica, o jogador vem recebendo tratamento especial do departamento médico, que tem trabalhado para deixá-lo tinindo até quarta-feira.


No coletivo desta segunda, em Caio Martins, o apoiador chegou a treinar entre os titulares, substituindo Alessandro na metade da atividade. Bem visto por Cuca e pelos torcedores botafoguenses, Abedi possui uma característica venerada pelo treinador: a polivalência.


Em seus tempos de São Januário, ele começou na meia-ofensiva, mas também atuou como volante e foi até improvisado no ataque em algumas oportunidades. Segundo Ricardo Rotenberg, membro da diretoria alvinegra, Cuca considerou sua contratação como um verdadeiro presente de natal.


“No dia 23 de dezembro, Montenegro ligou e disse para o Cuca que Abedi poderia vir para o Botafogo. O técnico respondeu que não poderia ter recebido um presente de natal melhor do que esse”, afirmou o dirigente.


Concorrência


Após jogar como apoiador, volante e até atacante, Abedi terá uma nova posição em seu currículo: a lateral direita. O próprio Cuca já antecipou que ele chega para atuar neste setor. No entanto, uma função que tem sido bem carente de bons jogadores ultimamente promete protagonizar uma acirrada briga pela titularidade.


Um dos concorrentes à vaga é Túlio Souza, ex-Coritiba. Destaque do Coxa na campanha que rendeu ao clube o título da Série B, o jogador será páreo duro para Abedi. Outro adversário a ser superado é Alessandro. Perseguido pela torcida na última temporada, ele fez boas atuações este ano e parece disposto a incomodar seus concorrentes na luta para ser titular.


Quem será o dono da lateral direita alvinegra em 2008, ninguém sabe. Mas ao que tudo indica, a briga pela vaga tem tudo para melhorar o desempenho dos jogadores no setor.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Eduardo é do Botafogo!


Ir ao Engenhão e ver o Botafogo golear o Viking, por 4 a 0, rendeu mais do que o esperado. No intervalo do jogo, uma fonte bem confiável garantiu: nesta quinta-feira, a contratação do zagueiro Eduardo será anunciada.

Apenas da pouca idade, apenas 19 anos, o jogador vem chamando atenção de vários clubes, inclusive o Cruzeiro, que tentou levá-lo para a Toca da Raposa antes do Alvinegro. Segundo fontes ligadas a diretoria, Eduardo terá seus direitos vinculados a um grupo de investidores ligados ao Botafogo.

Passeio em cima dos Vikings


Que ritmo de treino, que nada. Mesmo após afirmar que o Botafogo pegaria leve nos jogos da Copa Peregrino, Cuca viu seu time incendiar o Engenhão e golear o Viking por 4 a 0. E o dono do show foi Jorge Henrique, herdeiro digno da camisa mais tradicional do Golorioso: a sete.

Acostumado a ser o garçom do ataque alvinegro, o “Ligeirinho” mostrou que sua fama de mau finalizador é coisa do passado. Logo no começo da partida, o atacante recebeu um passe sensacional de Lúcio Flávio e fuzilou o gol adversário: 1 a 0.

E a magia da sete não morreu nesta jogada. Dez minutos depois, Jorge Henrique deu mais uma de suas excepcionais arrancadas e o goleiro norueguês foi obrigado a fazer um pênalti, que Lúcio Flávio converteu.

Redenção de Alessandro

Perto do fim do primeiro tempo, um dos jogadores mais caçados pela torcida roubou a cena no Engenhão. O lateral-direito Alessandro invadiu a área do Viking, driblou o goleiro e ampliou o placar. E, pela primeira vez em muito tempo, viu toda torcida clamar por seu nome. Quando foi substituído por Índio, já na etapa final, ele foi muito aplaudido pelos torcedores.

De olho no Carioca

Apesar de afirmar aos quatro ventos que a partida contra o Viking seria um mero jogo-treino, Cuca mostrou-se tão tenso quanto nas partidas oficias. À beira do gramado nos 90 minutos de jogo, o treinador passava instruções constantemente e não permanecia um minuto em silêncio, tudo para deixar a equipe alinhada para a estréia no Carioca.

Cuca não deixou a lateral do campo nem durante o vagaroso segundo tempo, cuja única agitação foi a cabeçada certeira de Édson, que fechou a goleada em cima dos vikings noruegueses.

Com o resultado garantido, os juniores do Botafogo invadiram a partida, predominando nas dez substituições feitas por Cuca. Experimentando e afinando seu elenco, sem o alarde dos rivais, o Alvinegro começa 2008 com o pé direito: campeão moral da Copa Peregrino, sem levar sequer um gol, com o ataque mais positivo e, acima de tudo, levantando sua torcida, que fez a festa no Engenhão.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Montenegro garante: Botafogo tem prioridade sobre Eduardo!


Quando tudo parecia perdido e o zagueiro Eduardo, de 19 anos, estava de malas prontas para deixar o Bahia e atuar pelo Cruzeiro, o clube mineiro desistiu da negociação em função da contratação de outro jogador. No entanto, o ex-vice de futebol alvinegro garante, em entrevista exclusiva ao OBSERVATÓRIO ALVINEGRO, que a Raposa desistiu porque o Botafogo tem prioridade na contratação do jogador.

"Na verdade, o Botafogo jamais desistiu de contratar o Eduardo. O Cruzeiro saiu da briga porque sabia que nós temos prioridade na sua contratação", afirmou o dirigente.

Ainda segundo Montenegro, a transferência do jogador pode ser concluída nos próximos dias.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Montenegro garante: terça teremos novidades sobre o reforço


O jovem zagueiro tão falado por Ricardo Rotenberg está bem perto de acertar com o Botafogo. Antes de viajar, na última sexta-feira, o dirigente garantiu que Montenegro se encarregaria da contratação, e o ex-vice presidente do Botafogo disse que os torcedores terão novidade sobre o novo jogador apenas amanhã (terça-feira).

"Acabei de chegar de viagem e hoje (segunda-feira), não poderei concluir a negociação. Amanhã teremos novidades", afirmou o dirigente.

Segundo Rotenberg, o novo zagueiro pretendido pelo Botafogo é um jovem promissor e que tem vários clubes grandes em seu encalço. O dirigente manteve seu nome em sigilo para garantir que ninguém atravesse a negociação.

Cuca confirma: situação de Guerreiro é preocupante

Muita gente não acreditou quando o Observatório Alvinegro noticiou que Leandro Guerreiro poderia ficar até seis meses afastado dos gramados, mas Cuca confirmou no treino de hoje: a situação dele é preocupante.

Questionado sobre o possível retorno do volante em 45 dias, o treinador disse:

"A situação do Leandro Guerreiro é diferente", afirmou. "Ele não tem prazo para retornar", garantiu o treinador.

Conforme antecipou o OA, fontes ligadas à comissão técnica garantem que Guerreiro esteja plenamente recuperado apenas no meio do ano, justificando a contratação do volante Robston, ex-Atlético (GO).

Túlio Souza pode pintar na segunda rodada do Carioca!


Ao contrário das expectativas, Túlio Souza deve pintar no Fogão bem antes do esperado. Segundo Cuca, a lesão no púbis não impedirá o jogador de estrear pelo Alvinegro, talvez já na segunda rodada do Carioca.

"A situação do Túlio Souza é bem diferente do Leandro Guerreiro. Ele está alternando entre treinos e tratamento físico. Usarão um produto especial no púbis dele e ele pode até estrear na segunda rodada do Carioca", afirmou o treinador.

Vindo do Coritiba, Túlio é o mais cotado para substituir Alessandro na lateral-direita do Botafogo. No ano passado, ele foi um dos destaques da equipe campeã da Série B.

Corrida contra o tempo para entrar em forma


Enquanto parte dos recém- chegados já mostra serviço, algumas das novas contratações alvinegras precisarão correr contra o tempo para entrar em forma antes do começo do Carioca.

Um deles é Andre Luis. Cotado para formar a dupla de zaga titular, ao lado de Ferrero, o jogador tem se esforçado para voltar aos gramados.

Brigado com a diretoria do Cruzeiro, ele foi barrado da equipe durante meses e não jogou uma partida no Brasileirão. Além dele, Robston é outro que tem dado duro para estrear com a camisa alvinegra. Vindo do Altético-GO, o volante está há algum tempo sem jogar e precisará de algum tempo para entrar em forma.

Presente de grego

Um dos problemas que Cuca está enfrentado para armar seu time para o Carioca é a azarada safra de reforços que aportou em General Severiano. Escalada, alvo de plêmica no clube, chegou acima do peso e, segundo membros da comissão técnica, pode apenas estrear na segunda metade de fevereiro.

Túlio Souza, uma das contratações mais elogiadas por Cuca, estava com uma lesão no púbis quando chegou e sequer tem treinado ao lado dos companheiros. Já Abedi deixou Israel com uma leve entorse, mas deve estar em forma para o Carioca.

A hora e a vez de Diguinho


A contusão de Leandro Guerreiro, lamentada por toda torcida botafoguense, pode ter chegado a hora da grande chance de Diguinho. Considerado por Cuca, em 2007, o 12° jogador do time, o cabeça-de-área vem atuando ao lado de Túlio nos últimos coletivose foi titular no amistoso contra o Stabaek.

Feliz com a oportunidade, ele quer se manter na posição

"Cuca sempre fala que aqui não há titulares, mas vou continuar fazendo meu trabalho para me manter. Sei que, caso continue jogando bem, irei garantir minha posição. Abedi, Túlio Souza e Robston também estão no páreo e quem estiver jogando melhor vai conseguir a vaga. Terei que me esforçar", analisa o jogador.

Amadurecimento

Considerador por muitos um jogador indisciplinado, Diguinho passou por uma série de problemas que transformam sua atitude.
Além de uma contusão que o afastou do gramado por algumas semanas, o jogador ainda viveu um triste episódio: a morte de seu irmão caçula.

Nitidamente amadurecido, o volante vem se dedicando nos treinos e tem tudo para ser o substituto ideal de Leandro Guerreiro.

“Esse último ano no Botafogo meu deu muita experiência. Antes, eu era muito afobado, queria tudo depressa. Agora estou mais maduro e espero que isso me ajude a fazer um bom 2008”, afirmou o cabeça-de-área.

Confira os destaques de Botafogo x Stabaek


Como Cuca disse, a partida contra o Stabaek estava longe de ser um jogo de verdade, mas meramente um treino para o elenco alvinegro. E foi sem se esforçar que o Botafogo derrotou o atual vice-campeão norueugês por 2 a 0, gols de Zé Carlos e Fábio.

Para quem foi ao jogo, valeu por rever os jogadores e conferir o futebol dos recém-chegados. Só. De um lado, o Stabaek mostrou que não tem muita intimidade com a bola enquando, do outro, os botafoguenses mostraram que precisam de um pouco mais de tempo para acertar o entrosamento.

Uma esquerda de meter medo
Os rivais fizeram pouco caso das contratações de Zé Carlos e Triguinho, mas quem compareceu ao Édson Passos viu que eles irão surpreender muita gente. Os dois jogadores mostraram muita raça, em especial Zé Carlos. O apoiador, lateral-esquerdo de origem, fez tudo: marcou, armou jogadas e, acima de tudo, disparou seu tão esperado "chute de cavalo".

"Como todo jogador, faço uso daquilo que tenho de melhor, no caso, meu chute. Ele é forte, mas a parte de "chutar como um cavalo" eu deixo para o Túlio", brincou o reforço.

A surpresa também ficou por conta do entrosamento entre Jorge Henrique e Zé Carlos, que pareciam jogar juntos desde sempre.

Decepção para Wellington Paulista
Nos coletivos da pré-temporada, Welligton Paulista se firmou como uma das maiores promessas do novo elenco. No entanto, sua partida contra o Stabaek durou apenas cinco minutos. Apenas no começo do jogo o atacante foi bem, depois, pareceu perdido em campo. Incapaz de se livrar da marcação dos noruegueses, ele pouco produziu na partida, mas, pelo que já fez nos coletivos, merece uma segunda chance.

Juniores competentes
Joaquim, Renan e Wellington Junior realizaram um belo jogo contra o Stabaek. O primeiro, lateral-esquerdo, soltou duas bombas contra o gol norueguês, ambos em cobranças de falta, e foi no rebote de um deles que Fábio fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra, segundo da vitória.

Renan mostrou a segurança habitual dos treinos, mas teve pouquíssimo trabalho, já que o Stabaek mal ameçava o gol do Botafogo. Já o volante Wellington Junior deu um show de categoria, marcando bem e dando excelentes passes.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Luciano Emílio não vem. Atacante continua na pauta

Hoje, no Engenhão, Ricardo Rotenberg afimou que desistiu repatriar o atacante brasileiro Luciano Emílio, artilheiro e vencedor do prêmio de melhor jogador da MLS (Major League Soccer), a liga de futebol dos Estados Unidos. A avançada idade de jogador, que fará 30 anos ainda em 2008, pode ser uma das razões que o afastaram de General Severiano.

A contratação de um atacante, no entanto, não está descartada. Seguno o dirigente, Cuca e a diretoria estão levantando alguns nomes que já estão sendo sondados.

"Dei uma lista de seis jogadores ao Cuca e dois foram aprovados por ele. Vamos investir neles para tentar trazê-los", revelou Rotenberg. O dirigente ainda revelou que um deles está atualmente no futebol europeu.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O drama de Leandro Guerreiro


Cuca que se cuide, pois pode ficar sem Leandro Guerreiro por muito mais tempo do que imaginava. Segundo fontes ligadas à comissão técnica, o volante deve ficar de molho por um período bem maior do que os 45 dias inicialmente divulgados. Sua contusão no púbis, semelhante àquela que afetou o meia vascaíno Morais, pode deixar o meio-campista fora dos gramados até o meio do ano.

Esta revelação explica a repentina contratação do volante Robston. Leandro Guerreiro sequer treinou com seus companheiros, reapresentados para a pré-temporada. E os problemas como púbis param por aí: Túlio Souza, recém-contratado do Coritiba, também tem se ausentado dos treinamentos para tratar uma contusão semelhante, reduzindo o número de opções de Cuca. Tudo leva a crer que as decisões de manter o lateral-direito Alessandro no elenco e a chegada de Robston tenham sido medidas de emergência para substituir os jogadores com problemas no púbis.

Elogiado por participar das últimas partidas do Campeonato Brasileiro mesmo contundido, Leandro Guerreiro está pagando preço de seu esforço. Estes jogos foram fundamentais no agravamento de seu problema, comprometendo a recuperação.

E quem acreditou no prazo inical divulgado pelo clube, de 45 dias, pode se preparar para uma surpresa. Ainda segundo fontes ligadas à comissão técnica, após este período de repouso, o tratamento de Leandro Guerreiro terá começo. Ou seja, é muito pouco provável que o volante, que virou ídolo da torcida botafoguense, esteja em plena atividade para disputar o Carioca.

Aposta alvinegra

Querido pelos torcedores e peça-chave no esquema de Cuca, Leandro Guerreiro tem uma história no Botafogo que a diretoria espera que se repita com outros jogadores nesta temporada. Contratado como uma aposta, o volante veio do Críciuma, então na Série C do Brasileirão. Cercado de dúvidas e críticas sobre seu potencial, ele ganhou projeção nacional no Glorioso.

Seu prestígio em General Severiano é tão grande que, após derrota para o River Plate, Guerreiro foi um dos poucos popuados pela torcida alvinegra.

Bebeto de Freitas não corre risco de ser preso


Ao contrário do que foi noticiado hoje, o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, não corre risco de ser preso. Quem garante A confusão começou quando o clube supostamente descumpriu o ato 2272 do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), acordado em 2003, que o obriga a repassar 15% de suas receitas mensais para o pagamento de dívidas trabalhistas.

A mesma fonte garante que o valor gira em torno dos R$20 mil e tudo indica que um erro de cálculo pode ser a causa do problema, já que a quantia é pequena para o valor das transações feitas pelos grandes clubes. Já o TRT afirma que o a dívida alginegra é bem mais elevada, ultrapassando a casa dos R$100 mil. Mesmo que seja condenado, bastaria ao Botafogo pagar a quantia que falta para que seu presidente não seja preso, atitute que, certamente, será tomada pelo clube.

Decisão adiada

O julgamento de Bebeto de Freitas, programado para hoje, será realizado apenas no dia 24 de fevereiro. Nesta data, seu pedido de habeas corpus será julgado e, caso seja negado, o clube terá que pagar a quantia solicitada pelo TRT para mantê-lo em liberdade.

Luciano Emílio - mais um matador para o Fogão

Importar o mair artilheiro do campeonato equatoriano não bastou ao Alvinegro, o alvo agora é o artilheiro da Major League Soccer (MLS), o campeonato americano de futebol, Luciano Emílio, palavra de Ricardo Rotenberg, colaborador da diretoria. Vencedor do prêmio de melhor jogador da competição, o atacante atua no DC United e está sendo sondado pela diretoria pela falta de matadores no elenco. Contando apenas com Escalada e Fábio, o primeiro fora de forma e o segundo vindo de contusão, para o posto de artilheiro, a tendência é que um novo atacante chegue até o Carioca.

Conheça Luciano Emílio


O novo reforço sondado pela diretoria é um verdadeiro cigano do futebol. Após passagens por clubes de menor expressão de São Paulo, como o XV de Piracicaba e o Rio Branco, Luciano Emílio foi vendido ao Cologne, da Alemanha, aonde chegou a atuar pela primeira divisão local. Transferido, posteriormente, para um clube da segunda divisão alemã, o atacante fez um breve retorno ao Brasil, pela União Barbarense, mas logo voltou para o exterior, mais exatamente para Honduras.

No futebol hondurenho, Luciano Emílio viveu uma de suas melhores fases. Ele foi artilheiro das temporadas 2003/2004 e 2004/2005, pelo Real España, e 2005/2006, pelo Olimpia. O jogador também passou pela segunda divisão mexicana, mas logo foi vendido ao DC United, clube pelo qual ganhou notoriedade nos Estados Unidos, conquistando a artilharia da MLS e sendo considerado o melhor jogador da liga (Most Valuable Player - MVP AWARD).


Outros nomes


Luciano Emílio não é o único atacante sondado pela diretoria alvinegra. Além dele, mais dois matadores estão na mira: um joga atualmente no Japão e o outro está no futebol árabe, mas seus nomes são mantidos em sigilo por Ricardo Rotenberg, colaborador do clube.

A chegada de um ídolo


Com status de ídolo, o goleiro Castillo foi recepcionado por cerca de 300 torcedores, que compareceram em peso no Caio Martins para a chegada do novo reforço. Contratado como a solução final do problemático gol alvinegro, o jogador quase foi às lagrimas ao ver a torcida gritar seu nome, assim que entrou no gramado.

“Gostaria de agradecer a confiança que o Botafogo e seus torcedores depositam em mim. Prometo muito profissionalismo e farei de tudo para passar segurança aos meus companheiros de equipe nas partidas”, declarou Castillo, que demonstrou conhecer a rivalidade dos times cariocas.

“Sei que há muita rivalidade com os outros times do Rio de Janeiro, especialmente o Flamengo. Nestes jogos, farei de tudo para fechar o gol do Botafogo”, afirmou o goleiro, que também mostrou que sabe bastante sobre seu novo técnico.

“Sei que Cuca já foi um grande jogador, um bom meio-campista. Também me falaram que ele é um treinador bem aberto, que gosta muito de conversar com os jogadores.

Responsabilidade

Chegar para ser o titular absoluto em uma equipe que, há anos, não leva fé em seus goleiros é uma tarefa dura para qualquer jogador, mas nada que abale Castillo. Goleiro da seleção uruguaia e titular do Peñarol, um dos times mais tradicionais de seu país, o jogador mostrou tranqüilidade ao assumir o posto de titular no Glorioso.

“É uma responsabilidade enorme, mas eu tinha esta mesma cobrança no Peñarol. A torcida deles era menor, mas nem por isso a tensão diminuía. Espero repetir a regularidade que tive no Uruguai”, disse Castillo, que explicou sua preferência pelo clube de General Severiano.

“Eu gosto muito do Brasil, tinha muita vontade de vir jogar aqui. Além disso, o Botafogo me procurou e fizemos uma negociação muito correta, por isso lhes dei a preferência”, esclarece. Além do Alvinegro, Fluminense e Grêmio tentaram contratar o uruguaio, que assinou um contrato de três anos com o Glorioso.

Só elogios de Cuca


A felicidade da chegada do novo goleiro não ficou restrita à torcida. Após a apresentação do reforço, foi a vez de Cuca elogiar Castillo.

“É impressionante como ele é um jogador que realmente se dedica ao clube, e isso é excelente. Além de mostrar conhecer o Botafogo, até sobre meu passado como jogador ele sabe”, brincou o treinador.

Juninho: "Meu desejo era ficar"


De ídolo a mercenário, a imagem do então inabalável Juninho foi manchada após uma conturbada e repentina negociação com o atual bicampeão brasileiro, o São Paulo. Em meio a diversas especulações sobre a verdadeira razão do jogador ter trocado as cores do Alvinegro pelas do Tricolor, a torcida deixou de crer naquele capitão que afirmava com veemência que permaneceria em General Severiano. Agora que a poeira baixou, o jogador falou, com exclusividade ao OBSEVATÓRIO ALVINEGRO, sobre sua saída, revelando detalhes de seu processo de renovação, a tentadora oferta são-paulina e, acima de tudo, reiterando seu carinho ao torcedor botafoguense.

"Duas semanas antes do fim do Brasileirão, acertei alguns detalhes da minha renovação com o Botafogo. No entanto, depois disso, parece que houve um desentendimento entre o clube e a empresa que detinha meus direitos. Por isso, neste meio tempo, fiquei sem qualquer resposta da diretoria, não tinha idéia de qual seria meu futuro. Nesse momento, apareceu uma proposta excelente do São Paulo. Meu desejo era permanecer, mas tenho família e filhos, não podia ficar com minha situação indefinida, precisava de alguma coisa garantida, algum acerto, o que não aconteceu", revelou o jogador.

O ex-capitão também tratou de esclarecer que nunca traiu o Alvinegro. "Toda vez que beijava o escudo do Botafogo, que falava sobre meu carinho pelo clube e meu desejo de ficar, eu estava falando a verdade. Eu amo o clube, não queria deixá-lo e estarei torcendo por ele sempre, independentemente de estar nele ou não", disse o zagueiro. Questionado sobre como seria encarar seu ex-clube no Maracanã, perante toda torcida alvinegra, Juninho se emocionou ao responder.

"Acho que jamais receberei, em nenhum outro clube, tanto carinho quanto recebi dos torcedores botafoguenses. Escutar todo um estádio gritando meu nome e pedindo para que eu ficasse foi emocionante, algo que jamais esquecerei", respondeu.

Dirigente inocenta Juninho
O colaborador da diretoria, Ricardo Rotenberg, isentou o zagueiro Juninho de qualquer culpa em sua transferência para o São Paulo. "Realmente, houve um período no qual o futuro do Juninho ficou incerto e toda garantia que ele tinha não era oficial, apenas verbal. Ele foi profissional até o fim e não há razões para crucificá-lo", afirmou o dirigente.